segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Crepúsculo

Crepúsculo?? Tu vai falar de Crepúsculo *ouço os leitores inexistentes me perguntarem*

(ou será que são as vozes na minha cabeça? não.. eu não tenho esquizofrenia... devem ser os leitores imaginários)

Sim!!! Vou falar de Crepúsculo!! E por que? Porque eu não tenho nenhuma idéia melhor do que falar...

Bom.. eu gosto de Crepúsculo! Gosto de verdade, tenho os 4 livros, já li mais de uma vez cada um e não tenho vergonha de falar que gosto da história.

E eu vou explicar o porque, mas antes queria dizer duas coisas.

Pra começar eu vou dizer que li mais de uma vez cada livro porque isso é uma coisa que eu faço com qualquer livro que eu realmente goste (também li quatro vezes o Senhor dos Anéis). Leio, porque cada vez que tu lê mais uma vez tu vê mais detalhes. E quando tu lê os primeiros livros já sabendo o final deste e dos últimos livros, tu presta atenção em coisas que antes tinham passado despercebidas.

E em segundo lugar eu queria dizer que eu tenho APENAS ou livros, os quatro livros da série, mais o livro que ela lançou recentemente que conta a vida da vampira Bree. Eu vi os filmes no cinema quando foram lançados, gostei mais ou menos. E só! Não tenho revistas, pôsters, fotos na parede, não comprei os DVDs, e principalmente, não sou louca pelo Edward ou pelo Robert Pattinson (eu tive que procurar o nome dele no google).

Bom, Crepúsculo é um livro COM vampiros. São vampiros completamente reinventados pela Stephenie. Quando tu compara com os vampiros da Anne Rice ou do André Vianco (meus escritores de histórias de vampiros preferidos) as diferenças anatômicas e fisiológicas dos personagens são gritantes. E por que isso? Porque Anne Rice e André Vianco escrevem histórias DE vampiros! Não chegam a ser histórias de terror, mas tem morte (descritas), tem sangue, tem violência!

Já Crepúsculo, não é uma história de vampiro, é um romance! Cujos personagens principais são vampiros. É um romance COM vampiros. E, por ser um romance, a Stephanie teve que adaptar seus vampiros pra que cabessem na história. A história se passa numa escola durante o dia? Então os vampiros tem que ficar acordado durante o dia, e ela teve que arrumar uma desculpa pra os vampiros não poderem saírem na luz. Os vampiros tem que conviver com os humanos? Então é possível sobreviver com sangue animal para sempre. E por aí vai... heresia com os vampiros originais? Pode até ser! Mas também... foda-se!! Eles que venham reclamar que honra deles foi manchada pelos vampiros fakes brilhantes!!

E por que eu gosto? Porque eu gosto de romance água com áçucar de vez em quando. E se tem vampiro na história (por mais falsificado que ele seja), eu gosto ainda mais. Não vou negar que eu não acho envolvente a história da Bella, que é uma garota que, ao contrário do que o Felipe Neto disse no vídeo dele, não tem todas as inseguranças de uma mulher. Ela só tem a principal, não se acha boa o suficiente. Ela é bonita (sim, no livro ela é descrita como uma garota bonita), mas uma beleza normal, inteligente (pelo menos na escola ela é, não que se apaixonar por um vampiro seja a coisa mais esperta do mundo né), boa com o pai e a mãe, simpática com os amigos, mas é comum, além de ser meio estranha, meio anti-social.

Então, é óbvio que quando o garoto mais lindo da escola se apaixona por ela, ela não acredita que isso possa ser verdade. E fica esperando o momento em que ele vá percerber como ela é comum e não é boa o suficiente pra ele e vá largá-la. É por isso que no segundo livro ela acredita nele tão rápido quando ele mente pra ela e vai embora. Porque ela esperava isso desde o começo.

Mas eu to fugindo do assunto. Enfim, eu vi o vídeo do Felipe Neto sobre o crepúsculo no canal dele Não Faz Sentido! (http://www.youtube.com/watch?v=2Lp7XO6oWCM&feature=related)

Eu adorei!!! Verdade!! Pra começar ele é ótimo, e sabe expor muito bem as opinões dele. E também, eu concordo com muita coisa que ele disse ali. Sim, falo quais daqui a pouco.

Porque, apesar de gostar muito de crepúsculo, eu não sou uma viciada, aficcionada, fã maluca. E é por isso eu sei apreciar vídeos que zoem o tema. Por que eu sei que tem algumas coisas idiotas, e sei que tem fãs realmente insanos que merecem ser sacaneados até a morte.

Eu morro de rir com as charges que o Maurício Ricardo faz com o Edward (www.charges.com.br), eu não me importo de ouvir o PC Siqueira (www.youtube.com/maspoxavida) falando mal de crepúsculo e levo com muito bom humor o vídeo que o Felipe Neto fez avacalhando algo que eu gosto. Caralho, é só uma história, e nem é meu livro favorito!!

Porque eu sei que tudo que ele sacaneou no vídeo sobre o filme, tem explicação e sentido no livro. E pra mim, o que importa é o livro, que é a história original. E não a adaptação do cinema com aquela zumbi da Kristen Stewart (também procurei o nome no google). Aquela guria não tem expressão, não sabe interpretar. Ela ta com a mesma cara em todas as cenas, se ela ta feliz, triste, brava, com medo, não importa, sempre a mesma cara de sonsa e besta. Ela não é a Bella ponto final. Aliás o Felipe Neto imitando a Kristen Stewart no vídeo ta perfeito!! Ri muito!!

Voltando, agora vamos ao momento em que eu vou defender a história do livro de romance que eu gosto. Não estou defendendo nenhum personagem em especial, e sim a história em si, e vou usar o vídeo do Felipe Neto pra ter uma base do que defender. Porque senão não me foco em um assunto só e me perco no que tava falando, e também porque são os assuntos mais "atacados" da história.

O Edward não é gay, ele é virgem porque depois que ele virou vampiro, a única coisa que ele desejava era sangue, até encontrar a Bella. Ele queria se casar com ela porque era algo importante pra ele (porra, é um romance, e ele é de 1900, onde as pessoas se casavam com a idade dele). E ele não queria fazer sexo com ela enquanto ela era humana porque ela é muito frágil pra ele, já que ele é super forte e não queria matar ela. O fato é que depois da noite de núpcias (nome brega) ela fica completamente cheia de hematomas. Porém, quando ela já ta transformada, eles fazem bastante sexo, pra compensar a falta dos outros três livros.

O Jacob e os outros lobisomens tão sempre sem camisa no filme não é pra mostrar seus músculos pras garotinhas gritarem no cinema. Quer dizer, é pra isso sim, comercialmente falando. Mas tem um motivo, ou melhor dois motivos que são explicados nos livros. Eles estão sempre só de shorts, sem camisa porque a temperatura corporal deles é de cerca de 45°C, ou seja, eles não sentem frio mesmo na neve e morreriam de calor com roupa num dia normal. O outro motivo é porque quando eles se transformam em lobos eles não usam roupas, então eles tiram o shorts, amarram numa tira de couro amarrada no pé e só então se transformam. E é muito mais fácil carregar só um shorts, do que também uma camisa, um tênis, etc.

Daí o Felipe Neto continua o vídeo dizendo que o Edward e a Bella desenvolveram um amor sobrenatural... onde ela cai de amor por ela sem a porra de um motivo. Segundo ele, a paixão dos dois é despertada do nada, uma troca de olhares do nada é pronto, fudeu!!

Mas como assim Felipe Neto?? Tu me deu a explicação!!! Se é uma história com vampiros porque a porra do amor não pode ser sobrenatural??

Continuando com o vídeo, eu concordo quanto ao díalogo do Edward e Bella em que ele conta que matou pessoas e que já quis matar ela e ela diz que não se importa e confia nele. O Felipe Neto diz a parte mais engraçada (e sensata) do vídeo: Meninas, não confiem num assassino desconhecido, ao contrário do livro vocês vão acabar estupradas e mortas.

Eu ri muito!! Porque nisso ele tem toda a razão!!!

Quanto ao amor interdependente dos dois. Sim, concordo. Isso é realmente, pra usar a palavra previamente usada pelo próprio Felipe Neto, sobrenatural. É visível que a Bella é dependente da presença do Edward na vida dela, mas ele também é. Eu acho que é isso que atrai tanta gente na história, esse amor intenso! Tão intenso, que eu lembro que tem uma parte que a Bella diz que era capaz dela sentir dor fisicamente se fosse separada dele. É aquele amor que a gente sabe que não existe, mas a gente gosta de ler sobre. Afinal, como eu tinha dito, é um livro de romance COM vampiros, não DE vampiros. Sentiu a diferença?

Os lobisomens de crepúsculo realmente não são lobisomens. Isso é explicado no quarto livro. Lobisomens se proliferam através de mordidas, no livro a causa é genética. Eles são transformistas (sobrenatural/magia again) que quando os antepassados deles se transformaram a primeira vez, se transformaram em lobo por puro acaso, podia ter sido em qualquer outro bicho, mas a aldeia venerava os lobos.

É claro que o Edward deixa o Jacob abraçar a Bella na tenda, ela está congelando e a temperatura do Jacob é 45°C. E claro que o Edward ta feliz que o Jacob esteja lá, senão a Bella teria morrido. E como uma mulher pode gostar de uma história dessa? Bom, as outras eu não sei, mas eu acho lindo esse amor tão devotado do Edward que não se importe com nada a não ser que a garota que ele ame esteja a salvo e aquecida (aquele tipo de amor que eu sei que não existe, mas eu gosto de ler sobre).

Quanto a cena da cama, e ele dizendo que quer esperar o casamento. Eu confesso. Eu comecei a rir também. Porque ler a cena é romântico. Mas ver na tela, é ridículo! Apesar de saber o motivo dele recusar (que eu já disse antes) a situação foi tão desesperadoramente ridícula que eu comecei a rir muuuito!!

Por isso eu entendo completamente quem não gosta de crepúsculo, afinal a história é bobinha. Mas me diverte, me agrada. Mas eu não sou maluca, não sou fascinada, como esses fãs descontrolados que aparecem xingando só porque alguém falou mal "do amor da vida delas, o Edward". Eu só tenho um pôster de filme no meu quarto, e é do Senhor dos Anéis.

Crepúsculo não é minha vida, é só meu passatempo quando me da vontade de ler os livros, e quando eu to lendo outra coisa, crepúsculo não é nada pra mim a não ser o livro que eu gosto guardado no meu armário. E é por isso que eu tenho a capacidade de gostar de um vídeo que zoa crepúsculo apesar de gostar muito do livro.

E porque eu escrevi um texto tão longo com explicações tão detalhadas defendendo a história. Porque como eu gosto do livro, eu acho que a história merecia uma defesa sensata, ao invés de adolescentes malucas fazendo videozinhos histéricos no youtube.

Não que muita gente vá ler além dos meus leitores imaginários, mas eu gosto de pensar que um dia bastante gente vá ler, quem sabe até o próprio Felipe Neto!! (não viaja Gabrielle)

Ele e o PC Siqueira tão sendo minhas inspirações pra continuar escrevendo. Quem sabe escrevo sobre eles depois!

Bom, vou dormir. Já ta tarde pra caralho. Se tiver erros de gramática no texto estou colocando a culpa no meu sono fenomenal.

Um comentário: